Coordenação Pedagógica

O professor coordenador de projetos, responsável pela Coordenação Pedagógica, é o profissional encarregado pelo suporte didático-pedagógico do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, o profissional acompanha as atividades dos coordenadores de curso e de classes descentralizadas, buscando, por meio de reuniões periódicas, identificar e propor soluções para os problemas do dia a dia da comunidade escolar.

Coordenador Pedagógico: Prof. Dr. Roberson Augusto Marcomini
E-mail: [email protected]

Orientação Educacional

O professor coordenador de projetos, responsável pela Orientação e Apoio Educacional, é o profissional que atua na promoção do desenvolvimento de uma ação educacional individual ou coletiva, assistindo aos alunos que apresentam dificuldades e adequação à escola, problemas de rendimento escolar e/ou outras dificuldades escolares, especialmente na recuperação e nos casos de progressão parcial, por meio de gerenciamento e coordenação das atividades relacionadas com o processo de ensino-aprendizagem.

Orientador Educacional: Prof. Matheus Rodrigues Bosquiero
E-mail: [email protected]

Princípios Pedagógicos da ETEC Trajano Camargo: Currículo e Prática Educativa

O Projeto Político-Pedagógico da ETEC Trajano Camargo orienta suas práticas educativas, baseando-se em quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser entendidos como integrados e essenciais para a formação integral.

O currículo adota a pedagogia por competências, visando a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções para a resolução de problemas profissionais. Fundamenta-se nos princípios da LDB, como o pluralismo de ideias, a qualidade do ensino e a vinculação entre educação, trabalho e práticas sociais, incorporando também a obrigatoriedade de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio.

A partir de 2014, a ETEC implementou o Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) em diversas áreas, unindo a formação geral e profissional. Com a reforma do Ensino Médio, os cursos foram reorganizados como MTEC (Ensino Médio com Habilitação Profissional), integrando a Base Nacional Comum, a formação profissional e a parte diversificada, como estudos avançados e empreendedorismo.

Atualmente (2023-2025), a oferta inclui cursos MTEC PI (integral) em Administração, Eventos, Mecânica e Química, e MTEC (período único) em Eletroeletrônica e Nutrição e Dietética. No noturno (2024), são oferecidos alternadamente Eletromecânica/Eletroeletrônica e Marketing/Administração.

A proposta pedagógica enfatiza a integração curricular por meio de projetos interdisciplinares, conectando a formação geral e profissional, a teoria e a prática. O desenvolvimento de projetos é central, proporcionando aos alunos a vivência prática dos conteúdos teóricos e o desenvolvimento de competências para o trabalho e a cidadania, em consonância com os objetivos da LDB.

PPG (Plano Plurianual de Gestão)

De acordo com o disposto no Capítulo II do Regimento Comum das Escolas Técnicas do CEETEPS, o Plano Plurianual de Gestão – PPG apresenta a proposta de trabalho da ação educacional da ETEC constituindo o documento norteador, com o Projeto Político Pedagógico – PPP, no qual são explicitados os valores, as crenças e os princípios pedagógicos da escola. A concepção coletiva dos projetos a serem desenvolvidos parte, necessariamente, do PPP, dos objetivos e metas estabelecidos por meio da análise dos contextos interno e externo, da reflexão sobre o instituído e da escola almejada pela comunidade.

O Plano Plurianual de Gestão tem uma vigência de cinco anos, com replanejamento, no mínimo, anual. A atualização anual, com inclusão de novos projetos, garante o horizonte permanente de cinco anos.

Plano de Trabalho Docente

O PTD é um documento que registra tudo o que o professor pretende dar na prática, dentro da sala de aula. O Plano de trabalho é uma maneira de organizar o ensino e a aprendizagem dos alunos em sala de aula. Este tem como objetivo orientar e direcionar o trabalho de um professor. Cada matéria possui o seu plano de trabalho e os professores responsáveis necessitam possuir conhecimento prévio da proposta pedagógica.

O PTD deverá ser elaborado por cada docente com a ajuda de seu coordenador de curso e anexado no NSA, sendo apresentado aos discentes na primeira semana de aula, não esquecendo as bases tecnológicas abordadas, estratégias utilizadas, critério de avaliação, menções, competências, habilidades, recuperação contínua, frequência e pontualidade dos discentes.

Os PTDs poderão ser modificados pelo docente a qualquer momento, sempre com a ciência do coordenador de curso e pedagógico, caso necessite e sempre manter os alunos informados.

WebSAI

O WebSAI é uma avaliação feita anualmente em todas as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) por meio da coleta de informações de alunos, professores, funcionários, pais de alunos (Etecs), equipes de direção e egressos.

Essas informações são utilizadas pela área de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza, responsável pelo WebSAI, para analisar os processos de funcionamento das unidades de ensino, seus resultados e o impacto na realidade social em que a instituição se insere.

Planos de Cursos

Encontre na tabela abaixo o link para download do Plano de Curso desejado