O que o aluno estuda

Técnico em Eletroeletrônica é o profissional que planeja, executa, inspeciona, instala, realiza montagem, manutenção em equipamentos eletroeletrônicos, residências, comércios e indústrias.

O que o profissional faz

❖ Conduzir treinamento de equipes. ❖ Planejar e executar manutenções corretivas.❖ Assegurar a qualidade de produtos e serviços. ❖ Especificar equipamentos de máquinas elétricas. ❖ Projetar dispositivos de circuitos eletrônicos microprocessados. ❖ Atuar de acordo com princípios éticos nas relações de trabalho. ❖ Treinar, orientar e avaliar o comportamento seguro dos operadores. ❖ Prestar assistência no estudo de inovações no processo de produção. ❖ Realizar testes, análises e calibrações nos equipamentos eletroeletrônicos. ❖ Elaborar projetos de instalações elétricas de baixa tensão para edificações industriais. ❖ Elaborar estudos de uso eficiente de energia elétrica e de fontes alternativas de energia. ❖ Comunicar-se em língua estrangeira – inglês, utilizando o vocabulário e a terminologia da área. ❖ Elaborar mudanças no processo de produção por meio de controladores lógicos programáveis.

Onde trabalhar

❖ Indústrias de transformação e extrativa em geral. ❖ Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção. ❖ Grupos de pesquisa que desenvolvem projetos na área de sistemas eletroeletrônicos. ❖ Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos eletroeletrônicos. ❖ Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos.

Detalhes do curso

Coordenador: Carlos Alberto Serpeloni Barros
E-mail Institucional: [email protected]
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais
Período: Noturno
Duração: 3 semestres

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso

Eletricidade Básica
Instalações Elétricas I
Eletrônica Analógica I
Eletrônica Digital
Desenho Técnico para Eletroeletrônica
Aplicativos Informatizados em Eletroeletrônica

Comandos Elétricos
Eletrônica Industrial de Potência
Automação Industrial I
Instalações Elétricas II
Eletrônica Analógica II
Máquinas de Corrente Contínua e Transformadores
Linguagem, Trabalho e Tecnologia
Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Eletroeletrônica

Instalações Elétricas III
Automação Industrial II
Máquinas de Corrente Alternada
Microcontroladores
Técnicas de Manutenção
Segurança no Trabalho com Eletricidade
Inglês Instrumental
Ética e Cidadania Organizacional
Desenvolvimento do Trabalho de Curso (TCC) em Eletroeletrônica

Depoimentos de ex-alunos

Confira o que dizem os nossos ex-alunos sobre o ETIM em Administração

Fernando Azevedo Martins

O curso Técnico em Eletroeletrônica realizado na Etec Trajano Camargo me proporcionou, aos meus 40 anos de idade, a obtenção do registro que eu estava procurando no CRT/CFT - Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo. Esse registro abre muitas oportunidades de emprego, tanto na modalidade CLT quanto como autônomo. Com o registro ativo, podemos elaborar laudos de componentes eletroeletrônicos para seguradoras, além de assinar projetos eletroeletrônicos, entre outras atividades.

Em 2022, retornei à Etec da cidade de Araras para cursar Técnico em Eletrotécnica, com previsão de conclusão em 2023. Essa formação é fundamental para dar continuidade ao meu projeto particular, que é poder assinar projetos para plantas industriais e residenciais de até 800Kva, além de me tornar perito e fornecer laudos de vistorias técnicas.

Outra grande oportunidade proporcionada pelo curso foi conhecer os professores, que me incentivaram a realizar palestras na própria Etec e a motivar os alunos mais jovens a não perderem as oportunidades que estão tendo dentro da instituição. Na minha turma, tive a oportunidade de trazer três alunos para trabalhar na empresa em que estou há mais de 16 anos.

Por isso, não perca a chance de se tornar um técnico.

Fernando Azevedo Martins

Ex-aluno do Técnico em Eletroeletrônica

Wellington José de Andrade

Me formei como Técnico em Eletroeletrônica pela Etec Trajano Camargo em 31/07/2020. Comecei o curso com o intuito de me especializar em uma área na qual eu tinha um interesse enorme, e escolhi o Trajano por ser muito bem falado na cidade e pelas pessoas que conheço. Desde o início, já me interessei totalmente pelo assunto e me apaixonei pela Eletrônica. No mesmo ano, consegui um estágio como Analista de Técnicas Elétricas pela SEMEQ, por indicação do Fernando, que já trabalhava lá, e conseguiu levar eu, o Andrei e o Caio da nossa turma para a empresa, na qual todos ainda atuam. Esse estágio me abriu muitas portas para conquistas, sendo que acredito que o Trajano teve grande importância nisso. Durante a pandemia, tive o contrato cancelado, mas não desanimei. Três meses depois, recebi uma ligação da SEMEQ e pude retornar como efetivo, trabalhando na produção de Sensores de Vibração e demais produtos da empresa. Pouco tempo depois, assumi como encarregado da produção e como inspetor de qualidade dos produtos, onde fiquei por pelo menos um ano. Em 2022, comecei na faculdade o curso de Ciência da Computação, o que me abriu outra porta dentro da empresa, para entrar no time de Desenvolvimento de Sistemas Embarcados, equipe na qual permaneço como Desenvolvedor Júnior até o momento. Acredito que o Trajano foi a grande virada de chave que fez com que todas essas portas pudessem ser abertas, pois agora no time de Embarcados tenho utilizado muito dos conhecimentos adquiridos em Eletrônica durante o curso.

Wellington

Ex-aluno do Técnico em Eletroeletrônica

Galeria de fotos

Utilize os filtros abaixo para selecionar as fotos por categorias