Nutrição e Dietética

ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 

Nesta modalidade de ensino, baseada na Lei n. 13.415/17, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a Formação de Técnico em Nutrição e Dietética, numa jornada de até 30 aulas semanais, no período noturno, com duração de 3 anos.

O aluno com essa formação, além de estar preparado para seguir na área acadêmica (Universidade), também será bem requisitado no mercado de trabalho pelas inúmeras oportunidades de empregabilidade no setor alimentício, um dos maiores do país. Este profissional acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. 

Além disso,

  • Supervisiona os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos;
  • Coordena a execução das atividades de posicionamento, transporte e distribuição de refeições;
  • Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos;
  • Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) e implanta sistemas de qualidade;
  • Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional;
  • Avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista;
  • Participa de programas de educação alimentar.

ONDE TRABALHAR

O profissional pode atuar em restaurantes, hotéis, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas, asilos, Unidades Básicas de Saúde, indústria de alimentos.

DETALHES DO CURSO

Coordenadora: Profa. Jacqueline Duarte do Páteo Curi

Contato: jacqueline.curi@etec.sp.gov.br

Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde

Período: Noturno

Local: Etec “Trajano Camargo” – Limeira-SP

Duração: 3 anos 

DEPOIMENTOS:

“Na época em que fiz o curso Técnico em Nutrição, não tinha a opção integrada, tive que cursar o ensino médio e técnico em duas escolas e dois períodos distintos (matutino e noturno). Amei o curso, porém foi cansativo, além de me restar pouco tempo disponível para fazer outras atividades. Acredito que com a integração, num único período, o aluno terá mais flexibilidade para estagiar no período comercial, trabalhar e até mesmo fazer outros cursos de pré-vestibular ou profissionalizantes.) ”  Paloma de Carvalho - atual auxiliar docente do curso de Nutrição da Etec Trajano Camargo.