Notícias

QUÍMICA

ENSINO MÉDIO COM HABILITAÇÃO PROFISSIONAL EM TÉCNICO EM QUÍMICA

 

No Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, o aluno estuda as disciplinas regulares do Ensino Médio (Base Nacional Curricular Comum) e também as disciplinas correspondentes à Formação Profissional Técnica em Química. Sendo assim, ao finalizar o terceiro ano, o aluno concluirá o Ensino Médio juntamente ao Curso Técnico de Química.

Apresenta em seu plano de curso princípios pedagógicos relacionados à metodologia da integração que visa trabalhar as competências previstas nos componentes curriculares da Formação Geral e da Formação Técnica de forma complementar e conjunta, o que prepara o jovem tanto para seguir na área acadêmica (Universidade), como para o mercado de trabalho.

O Técnico em Química é o profissional que planeja, coordena e executa amostragem, análises físico-químicas e microbiológicas. Atua no planejamento, coordenação, operação dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Realiza venda e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Realiza todas as suas atividades em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e as boas práticas de manufatura, de laboratório, de segurança e ambientais.

ONDE TRABALHAR

O profissional pode atuar na Indústrias: químicas, petroquímicas, de açúcar e álcool, fármacos, alimentos, bebidas, papel e celulose, fertilizantes, tintas e vernizes, cosméticos e perfumes, plásticos, cerâmicos; assim como também em empresas de tratamento de água e efluentes, de comercialização e assistência técnica de produtos e equipamentos da área química; em laboratórios de calibração e certificação.

DETALHES DO CURSO

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Francischetti Jacob

Contato: ricardo.jacob@etec.sp.gov.br

Eixo Tecnológico: Produção Industrial

Período: Integral (manhã/tarde)

Local: Etec “Trajano Camargo” – Limeira-SP

Duração: 3 anos

 

DEPOIMENTOS:

“O curso foi importante porque com ele consegui entrar no mercado de trabalho.

Me formei em junho/2011 e em 2012 atuei pela primeira vez como assistente de laboratório na Usina Açucareira da minha cidade, até 2019.

Em 2019 comecei a trabalhar em uma empresa de antibióticos, como Técnica de laboratório microbiológico.

Agradeço à Etec Trajano Camargo por ter me dado a oportunidade de me formar e estar trabalhando nessa área até hoje.”

Renata de Almeida Rosa – Técnica de Laboratório Microbiológico.

 

“Um curso que abre portas. Não se aprofunda uma área ou outra, mas ensina sobre as mais diversas áreas. Ensina a aprender e a buscar conhecimento, tanto no mercado de trabalho quanto na jornada universitária. Hoje trabalho com galvanoplastia, uma área que nunca me imaginei atuando. Mas sou reconhecido como bom profissional, e parte disso devo ao curso Técnico em Química da Etec Trajano Camargo.”

Kennedy Rodrigues Martins – Química - UFSCar.

 

“O curso de Técnico em Química que cursei na escola Trajano Camargo foi o impulsionador para toda a minha carreira. O conteúdo teórico e prático do curso me possibilitou encontrar um estágio em uma importante empresa de Limeira e a partir desse estágio consegui construir uma carreira.

A oportunidade de se ter uma profissão e um emprego, aos 17 anos, me ajudou muito a seguir estudando, a cursar uma faculdade.

O curso de química do Trajano é muito rico e muito procurado pelas empresas de Limeira e região por formar profissionais qualificados e disciplinados.”

 

Eladio Silva - Diretor de Engenharia-CP Kelco Brasil AS

 

 

"O curso de Química do Trajano serviu como um divisor de águas na minha carreira profissional, abrindo diversas portas. Os professores são bem preparados e mesmo com as aulas remotas por conta da pandemia, mantiverem o nível e comprometimento com nosso aprendizado da mesma forma que no ensino presencial, e nos inspirando também. Atualmente trabalho como Analista de Laboratório PL no controle de qualidade na Ajinomoto do Brasil, amo o que faço e devo isso ao curso de química e aos professores do Trajano."

 

Ricardo Júnior Santos Silva - Analista de Laboratório Ajinomoto do Brasil

 

 

“O curso técnico em química foi um divisor de águas na minha vida, pois assim que sair do ensino médio, estava sem perspectiva e oportunidade de trabalho. Logo no primeiro semestre já comecei estagiar na área e desde então não parei de evoluir profissionalmente. Hoje trabalho em uma das maiores empresa privada do setor de Água e Saneamento do Brasil. Isso tudo só foi possível pelo grande conhecimento e desenvolvimento pessoal adquiridos no curso.”

 

Pablo Henrique Mendes - Água e Saneamento

 

 

ETIM-QUI (ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – QUÍMICA)

Duração: 4.800 horas aula, divididas em 3 anos
1ª série: sem certificação
2ª série: Auxiliar de Laboratório Químico
3ª série: Técnico em Química

 

O TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO planeja, coordena e executa amostragem, análises físico-químicas e microbiológicas. Atua no planejamento, coordenação, operação dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Realiza venda e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Realiza todas as suas atividades em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e as boas práticas de manufatura, de laboratório, de segurança e ambientais.

MERCADO DE TRABALHO

O TÉCNICO EM QUÍMICA pode atuar em diversas áreas:

Indústrias químicas, petroquímicas, de açúcar e álcool, fármacos, alimentos, bebidas, papel e celulose, fertilizantes, tintas e vernizes, cosméticos e perfumes, plásticos, cerâmicos, outras;

Empresas de tratamento de água e efluentes, de comercialização e assistência técnica de produtos e equipamentos da área química;

Laboratórios de ensino, de pesquisa e desenvolvimento dentro da indústria ou empresas químicas, de análise, de controle de qualidade e ambiental, calibração e certificação;

Autônomo empreendedor.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO

Monitoria: os monitores dos diferentes componentes curriculares fazem    Plantão de Dúvidas para alunos com dificuldades.
Aplicação de Simulados Pré-ENEM.
Laboratórios Técnicos para aulas práticas.
O trabalho do ETIM-Ensino Técnico Integrado ao Técnico é baseado em Projetos Interdisciplinares, abrangendo várias áreas de conhecimento.
Treinamento de futebol de salão e voleibol para participação em diversas competições municipais e intermunicipais.
Palestras, Visitas Técnicas e Excursões educativas e para lazer com acompanhamento de professores.
 Grêmio Estudantil, que proporciona campeonatos e cultura para os alunos.

 

 

GALERIA DE FOTOS