Destaque, Troféu Fumagalli — 09/11/2018 at 11:47

Prêmio Troféu Fumagalli

por

Outubro de 2018

Troféu Fumagalli, uma tradicional premiação que preserva viva sua idoneidade e transparência desde 1959, representa o comprometimento em reconhecer e incentivar os talentos de Limeira, homenageando e promovendo incentivo ao indivíduo que se destaca nos mais diversos segmentos. O evento é patrocinado pela Fumagalli Rodas Automotivas, uma divisão da Iochpe-Maxion, que desde 1998 foi institucionalizado para que sua realização permaneça pelo Aldeia Movimento Pró Cultura.

Esta premiação tem como objetivo principal demonstrar o respeito ao ser humano valorizando sua capacidade de criar ferramentas para um mundo melhor, revelando anualmente de forma tradicional, à nossa sociedade os destaques nas mais diversas áreas de nossa comunidade.

Em 2018 o curso de ETIM de Química recebeu o troféu na categoria Tecnologia, com o projeto Recuperação de Cobre e Níquel. Onde incentiva ações que promovam a sociedade e a pesquisa. Os estudantes desenvolveram um projeto para recuperação de níquel e cobre do lodo das indústrias de joias para a produção de sais. Além da preservação de fontes naturais, com este estudo, é possível proporcionar ao empresário uma metodologia de baixo custo de transporte e estocagem.

Como reforma de reconhecimento, os alunos deste projeto foram contemplados com uma viagem para os Estados Unidos, representando o Brasil na Feira Internacional de Ciência e Engenharia (Intel ISEF). Além da participação internacional foram premiados com o 1º lugar na 16ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), 1º lugar na Mostra da 3M , premio destaque das unidades da Federação como melhor projeto do estado de São Paulo, premio da Associação dos Engenheiros Politécnicos da Universidade de São Paulo – USP, como também, conquistaram o 3º lugar em destaque na sociedade Brasileira para o Progresso da  Ciência (SBPC), em 2018.