Nutrição e Dietética

Área Profissional: Saúde
Habilitação: Técnico em Nutrição e Dietética

Técnico em Nutrição e Dietética

MÓDULO 1

Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de Agente Comunitário para Saúde Alimentar

Perfil Profissional: O Agente Comunitário para Saúde Alimentar é o profissional que levanta e analisa indicadores nutricionais; identifica, controla e orienta quanto às necessidades nutricionais de populações sadias; avalia as características sensoriais de alimentos; fornecem informações nutricionais de alimentos e preparações; planeja e desenvolve programas de educação para a saúde alimentar de populações sadias, e controla a qualidade dos alimentos in natura e preparados.

ÁREA DE ATIVIDADES

A – PRESTAR ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL A COLETIVIDADES (SADIOS OU ENFERMOS)
B – ADMINISTRAR UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) E UNIDADES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
C – EFETUAR CONTROLE HIGIÊNICO-SANITÁRIO
D – PLANEJAR UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
E – EXERCER ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
F – ESTRUTURAR ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
G – COMUNICAR-SE
H – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

COMPONENTES CURRICULARES

I.1 – Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
I.2 – Diagnóstico da Alimentação Humana
I.3 – Controle de Qualidade de Alimentos
I.4 – Planejamento Alimentar
I.5 – Linguagem trabalho e Tecnologia
I.6 – Educação para Nutrição

MÓDULO 2

Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente de Produção e Serviços de Alimentação

Perfil Profissional:O Assistente de Produção e Serviços de Alimentação é o profissional que organiza e administra serviços de alimentação e nutrição; diagnostica e controla as condições higiênico-sanitárias nos serviços de alimentação, atendendo as normas legais; planeja, supervisiona e implanta sistemas de Boas Práticas em Unidades de Alimentação.

ÁREA DE ATIVIDADES

A – ADMINISTRAR UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) E UNIDADES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (UDN)
B – EFETUAR CONTROLE HIGIÊNICO-SANITÁRIO
C – PLANEJAR UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
D – COMUNICAR-SE
E – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

COMPONENTES CURRICULARES

II.1 – Higiene e Sanitização nos Serviços de Alimentação
II.2 – Instalações de Serviços de Alimentação
II.3 – Administração de Serviços de Alimentação
II.4 – Elaboração de Cardápios e Preparos
II.5 – Controle de Doenças Transmitidas por Alimentos
II.6 – Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Nutrição e Dietética

MÓDULO 3

Qualificação: Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico em Nutrição e Dietética

Perfil Profissional: O Técnico em Nutrição e Dietética é o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos; acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos; coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições; pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos; define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista; participam de programas de educação alimentar.

ÁREA DE ATIVIDADES

A – PRESTAR ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL A COLETIVIDADES (SADIOS OU ENFERMOS)
B – ADMINISTRAR UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO (UAN) E UNIDADES DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA (UDN)
C – EFETUAR CONTROLE HIGIÊNICO-SANITÁRIO
D – PLANEJAR UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
E – EXERCER ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
F – ESTRUTURAR ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
G – COMUNICAR-SE
H – DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

COMPONENTES CURRICULARES

III.1 – Ética e Cidadania Organizacional
III.2 – Gestão de Dietas Modificadas e Especiais
III.3 – Diagnóstico do Estado Nutricional
III.4 – Segurança no Trabalho
III.5 – Gestão de Serviços Especiais de Alimentação e Nutrição
III.6 – Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Nutrição e Dietética

PROJETOS INTERDISCIPLINARES

A importância dada ao projeto, tanto como metodologia como de intervenção na realidade social, deve-se ao fato de eles serem vistos, atualmente, como a forma mais propícia para o desenvolvimento do processo aprendizagem a partir de situações – problema, de forma contextualizada e interdisciplinar, além do desenvolvimento de competências, habilidades e valores requeridos no campo do desenvolvimento pessoal, do relacionamento interpessoal, da inserção social, do mundo do trabalho e do exercício da cidadania ativa.

O desenvolvimento do trabalho pedagógico orientado por projetos, propiciará a integração da teoria, da prática e da ação com objetivo de facilitar aos alunos e professores a oportunidade de colocarem seus conhecimentos, competências, habilidade e experiências a serviço da comunidade, visando: a melhoria de vida de ensino-aprendizagem centrado no professor, na parceria professor-aluno.

Esta proposta de trabalho apresenta-se como uma das iniciativas para atender à crescente demanda social por um ensino público de boa qualidade, tanto no aspecto de formação geral, quanto no aspecto profissional técnico, ambos adequados às solicitações e oportunidades oferecidas atualmente pela sociedade e pelo mundo do trabalho.

CrNConselho Regional de Nutricionistas