ETIM – NUTRIÇÃO

ETIM-NUT (ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO – NUTRIÇÃO E DIETÉTICA)

Duração: 4.480 horas aula, divididas em 3 anos
1ª série: sem certificação
2ª série: Assistente de Produtos e Serviços de Alimentação
3ª série: Técnico em Nutrição e Dietética Ensino

O TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA é o profissional que acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade, higiênico-sanitárias e segurança no trabalho, em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de posicionamento, transporte e distribuição de refeições. Pode estruturar e gerenciar serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos e ministrar cursos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em UAN e implanta sistemas de qualidade. Realiza, também, a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional; avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.

ENSINO MÉDIO: O Ensino Médio da Etec Trajano Camargo prepara o aluno para a vida, tendo como finalidades, segundo a LDB nº 9394/96, o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O aluno concluinte do Ensino Médio deve estar preparado para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania, dar prosseguimento a seus estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando, para isso, que é capaz de: 1. dominar basicamente a norma culta da língua portuguesa e saber usar as diferentes linguagens para se expressar e se comunicar; 2. construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade; 3. selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situaçõesproblema e tomar decisões; 4. organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma a argumentar consistentemente; 5. recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade.

MERCADO DE TRABALHO: Restaurantes, hotéis, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas, asilos, Unidades Básicas de Saúde, indústria de alimentos.

DIFERENCIAL DO CURSO:

  • Monitoria: os monitores dos diferentes componentes curriculares fazem Plantão de Dúvidas para alunos com dificuldades.
  • Aplicação de Simulados Pré-ENEM
  • Laboratórios Técnicos para aulas práticas
  • O trabalho do ETIM-Ensino Técnico Integrado ao Técnico é baseado em Projetos Interdisciplinares, abrangendo várias áreas de conhecimento.
  • Treinamento de futebol de salão e voleibol para participação em diversas competições municipais e intermunicipais.
  • Palestras, Visitas Técnicas e Excursões educativas e para lazer com acompanhamento de professores.
  • Grêmio Estudantil, que proporciona campeonatos e cultura para os alunos.