ETIM – ADMINISTRAÇÃO

EIXO TECNOLÓGICO – GESTÃO E NEGÓCIOS

ETIM ADM (Ensino Técnico Integrado ao Médio – Administração)

1ª Série – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR ADMINISTRATIVO;

2ª Série – Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO;

3ª Série – Habilitação Profissional de TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

TOTAL DE 4.320 HORAS (DIVIDIDAS EM TRÊS ANOS)
 
O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO tem como objetivo capacitar o aluno para:

  • Formar profissionais com competências e habilidades em Administração que lhes possibilite enfrentar os desafios relativos às transformações sociais e no mundo do trabalho;
  • Formar técnicos conscientes de suas responsabilidades ética e social, que se comprometam com a aplicação de tecnologias politicamente corretas, prezando a qualidade de vida e promovendo o bem-estar da comunidade;
  • Adicionalmente pretende capacitar para:
  1. Compreender o contexto socioeconômico e humano, nos planos regional e global;
  2. Aplicar nas diferentes realidades de trabalho, conhecimentos e atitudes favoráveis à transformação da realidade social, buscando construir uma sociedade mais justa, igualitária e ética;
  3. Ter uma formação científica e técnica para empreender e/ ou atuar em organizações;
  4. Desenvolver uma administração com autonomia moral, intelectual, tanto dentro do contexto mais imediato da própria organização como no âmbito mais amplo da sociedade;
  5. Desenvolver competências para atuar, analisando criticamente as questões da organização, buscando melhorias e proporcionando transformações;
  6. Desenvolver estudos sobre a região onde a organização está inserida e propor ações que visem mudanças significativas na organização;
  7. Aplicar técnicas de planejamento, gestão, avaliação e controle, para inserção no contexto dos serviços administrativos das organizações.


ORGANIZAÇÃO DO CURSO

A necessidade e pertinência da elaboração de currículo adequado às demandas do mercado de trabalho, à formação profissional do aluno e aos princípios contidos na LDB e demais legislações pertinentes, levou o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, sob a coordenação do Prof. Almério Melquíades de Araújo, Coordenador de Ensino Médio e Técnico, a instituir o “Laboratório de Currículo” com a finalidade de atualizar os Planos de Curso das Habilitações Profissionais oferecidas por esta instituição.

No Laboratório de Currículo foram reunidos profissionais da área, docentes, especialistas, supervisão educacional para estudo do material produzido pela CBO – Classificação Brasileira de Ocupações – e para análise das necessidades do próprio mercado de trabalho, assim como o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Uma sequência de encontros de trabalho previamente planejados possibilitou uma reflexão maior e produziu a construção de um currículo mais afinado com esse mercado.

O Laboratório de Currículo possibilitou, também, a construção de uma metodologia adequada para o desenvolvimento dos processos de ensino aprendizagem e sistema de avaliação que pretendem garantir a construção das competências propostas nos Planos de Curso.


MERCADO DE TRABALHO

Administrar significa ter de determinar uma direção o tempo todo: onde investir, quem contratar, que posicionamento adotar no mercado, como promover a organização e escolher os parceiros ideais. Nessa profissão, seja em organizações públicas, mistas ou privadas, é necessário tomar decisões constantemente. Por isso, não basta o bom senso, é preciso preparo, conhecimento, determinação, liderança e dominar métodos e técnicas de trabalho em equipe.

O profissional trabalha em praticamente todos os departamentos de uma organização. É responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pelo gerenciamento dos recursos financeiros, materiais e humanos. Conduz as relações entre a empresa e os funcionários, cuida dos processos de admissão, treinamento e demissão. Organiza planos de carreira e programas de benefícios.

Outra possibilidade é atuar no controle dos estoques de matéria-prima e insumos, gerenciando os processos de compra. No setor financeiro, opera nas áreas de custos, orçamentos e fluxo de caixa. Pode se envolver, ainda, com a publicidade e o marketing.

O administrador trabalha em diversos setores das organizações não governamentais, mistas, das empresas públicas e aquelas dedicadas ao comércio eletrônico. O campo de trabalho é amplo: cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. Mas o mercado é muito competitivo.


DIFERENCIAL DO CURSO:

“Um dos muitos problemas na vida do povo brasileiro com toda certeza é a falta de uma educação financeira, essa por sua vez, poderá auxiliar um projeto de vida, a conquista da independência financeira e até mesmo de um melhor entendimento das atividades das organizações nos diversos segmentos de mercado. A área de Administração por ser ampla e abrangente, constituirá em um implemento ao aprendizado das disciplinas da Base Nacional Comum (geografia, matemática, física, etc.), assim o aluno irá vivenciar no dia a dia escolar, as relações administrativas, contábeis, produtivas, logísticas e controle de operações, formando assim uma base para a vida profissional que futuramente o formando irá vivenciar no mercado profissional. A preparação desde cedo, com toda certeza irá tornar o aluno um potencial profissional após a conclusão do curso.”

BM&FBOVESPA – Visita Técnica ocorrida em 03/05/2016
“A BM&FBOVESPA é uma companhia que administra mercados organizados de Títulos, Valores Mobiliários e Contratos Derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes. A Bolsa oferece ampla gama de produtos e serviços, tais como: negociação de Ações, Títulos de Renda Fixa, Câmbio Pronto e Contratos Derivativos referenciados em Ações, Ativos Financeiros, Índices, Taxas, Mercadorias, Moedas, entre outros; listagem de empresas e outros emissores de Valores Mobiliários, depositária de Ativos, empréstimo de Títulos e licença de softwares” texto disponível em: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/a-bm-fbovespa/institucional/quem-somos/ Acesso em 04 mai 2016.” O centro financeiro do país.

Mercadão SP – Visita Técnica ocorrida em 03/05/2016
“Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. A execução dos vitrais foi entregue ao artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 72 lindos vitrais. O prédio – que ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí – abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes. Os permissionários – nome que se dá ao lojista ou comerciante que tem a permissão de uso do espaço para comercialização dos produtos nos boxes do Mercadão – têm seus interesses representados pela Renome, uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado e sem fins lucrativos.(texto disponível em: http://www.oportaldomercadao.com.br/index.php?page=institucional Acesso em 04 mai 2016”

Veiling – Visita Técnica ocorrida em 04/04/2016
“A Cooperativa VEILING Holambra, localizada entre os munícipios de Holambra e Santo Antônio de Posse, é um complexo de mais de 800.000 m² construídos, onde são realizados leilões de plantas ornamentais comercializadas e distribuídas para todo o território brasileiro. Os mais de 500 clientes ativos da cooperativa, contam com agilidade e infraestrutura de apoio para uma gigantesca operação, além do auxílio de 360 profissionais.”

Profº Ricardo Scavariello Franciscato
Coordenador Etim Administração – Base técnica profissional
Etec Trajano Camargo