ETIM – ADMINISTRAÇÃO

ETIM-ADM (ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO TÉCNICO – ADMINISTRAÇÃO)

Duração: 4.320 horas aula, divididas em 3 anos
1ª série: Auxiliar Administrativo
2ª série: Assistente Administrativo
3ª série: Técnico em Administração

O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que empreende, analisa, interpreta e correlaciona de forma sistêmica os cenários sociais, políticos, econômicos e sustentáveis, respeitando tipos de mercado, as tendências culturais, os nichos e as possibilidades de integração das economias contemporâneas. Executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

ENSINO MÉDIO: O Ensino Médio da Etec Trajano Camargo prepara o aluno para a vida, tendo como finalidades, segundo a LDB nº 9394/96, o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O aluno concluinte do Ensino Médio deve estar preparado para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania, dar prosseguimento a seus estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando, para isso, que é capaz de: 1. dominar basicamente a norma culta da língua portuguesa e saber usar as diferentes linguagens para se expressar e se comunicar; 2. construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade; 3. selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situaçõesproblema e tomar decisões; 4. organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma a argumentar consistentemente; 5. recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade.

MERCADO DE TRABALHO: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

DIFERENCIAL DO CURSO:

“Um dos muitos problemas na vida do povo brasileiro com toda certeza é a falta de uma educação financeira, essa por sua vez, poderá auxiliar um projeto de vida, a conquista da independência financeira e até mesmo de um melhor entendimento das atividades das organizações nos diversos segmentos de mercado. A área de Administração por ser ampla e abrangente, constituirá em um implemento ao aprendizado das disciplinas da Base Nacional Comum (geografia, matemática, física, etc.), assim o aluno irá vivenciar no dia a dia escolar, as relações administrativas, contábeis, produtivas, logísticas e controle de operações, formando assim uma base para a vida profissional que futuramente o formando irá vivenciar no mercado profissional. A preparação desde cedo, com toda certeza irá tornar o aluno um potencial profissional após a conclusão do curso.”

BM&FBOVESPA – Visita Técnica ocorrida em 03/05/2016
“A BM&FBOVESPA é uma companhia que administra mercados organizados de Títulos, Valores Mobiliários e Contratos Derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes. A Bolsa oferece ampla gama de produtos e serviços, tais como: negociação de Ações, Títulos de Renda Fixa, Câmbio Pronto e Contratos Derivativos referenciados em Ações, Ativos Financeiros, Índices, Taxas, Mercadorias, Moedas, entre outros; listagem de empresas e outros emissores de Valores Mobiliários, depositária de Ativos, empréstimo de Títulos e licença de softwares” texto disponível em: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/a-bm-fbovespa/institucional/quem-somos/ Acesso em 04 mai 2016.” O centro financeiro do país.

Mercadão SP – Visita Técnica ocorrida em 03/05/2016
“Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. A execução dos vitrais foi entregue ao artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 72 lindos vitrais. O prédio – que ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí – abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes. Os permissionários – nome que se dá ao lojista ou comerciante que tem a permissão de uso do espaço para comercialização dos produtos nos boxes do Mercadão – têm seus interesses representados pela Renome, uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado e sem fins lucrativos.(texto disponível em: http://www.oportaldomercadao.com.br/index.php?page=institucional Acesso em 04 mai 2016”

Veiling – Visita Técnica ocorrida em 04/04/2016
“A Cooperativa VEILING Holambra, localizada entre os munícipios de Holambra e Santo Antônio de Posse, é um complexo de mais de 800.000 m² construídos, onde são realizados leilões de plantas ornamentais comercializadas e distribuídas para todo o território brasileiro. Os mais de 500 clientes ativos da cooperativa, contam com agilidade e infraestrutura de apoio para uma gigantesca operação, além do auxílio de 360 profissionais.”

Profº Ricardo Scavariello Franciscato
Coordenador Etim Administração – Base técnica profissional
Etec Trajano Camargo